terça-feira, 17 de abril de 2012

Programação desta terça, dia 17

A programação completa está no www.festivalsantista.com.br.
Lembrando ainda que os espetáculos nos teatros é Pague Quanto Quiser - você escolhe o valor que deseja pagar. Se quiser, pode ser até de graça!
Confira também as Galerias do FESTA, no Teatro Municipal.


11h - PALESTRA TEATRO DE GRUPO NO PROCESSO COLABORATIVO: LATÃO, VERTIGEM, LUME E NÓS AQUI, OUTRA VEIS.
Palestrante: Stela Fischer.
Horário: 11h as 13h
Local: SESC SANTOS

Processos coletivos de criação cênica com enfoque na produção e organização em grupo tem-se afirmado como a dinâmica mais usual e representativo no atual cenário teatral brasileiro. Este encontro com a pesquisadora e diretora teatral Stela Fischer irá propor uma reflexão e mapeamento dos procedimentos criativos de companhias teatrais brasileiras em atividade, a fim de analisar a organização interna, atuação, direção, construção dramatúrgica e cênica em produções que consideram a cooperação e a coletividade como vetor principal da criação.
Palestrante: Stela Fischer é atriz, diretora teatral e Mestre em Artes Cênicas pela UNICAMP. Autora do livro “Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras” (Editora Hucitec, 2010). Atualmente é professora de História do Teatro do Instituto de Artes da UNESP, docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e do Centro de Formação do Ator Globe-SP. Em São Paulo, desenvolve atividades em teatro e performance com a sua Companhia Cênica Magna Mater.

15h - CLARICE MATOU OS PEIXES (CIA DO ABRAÇÃO). Mostra Infantil.
Local: Teatro Municipal Braz Cubas.
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo.

Clarice Matou os Peixes
Cia do Abração
Curitiba (PR)

Clarice Matou os Peixes, da Cia do Abração - foto de Isabelle Neri

No palco, os personagens Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos “clowns”, relacionam entre si quem seria o culpado pela morte de dois inocentes peixinhos. Na trajetória da trama, para defenderem-se da acusação, recontam a ligação afetiva que cada personagem teve com os seus animais de estimação. A peça Clarice Matou os Peixes levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: como lidar com o sentimento da perda e com a morte. O desafio de levar à cena a dramaticidade e sensibilidade aliadas ao universo infantil proporciona ao público um espetáculo poético e único.

Direção: Letícia Guimarães
Assistente de Direção: Simão Cunha
Produção Executiva: Fabiana Ferreira
Dramaturgia: Criação Coletiva Sob a Supervisão de Letícia Guimarães
Coreografia: Fabiana Ferreira
Iluminação: Anry Aider
Cenografia: Blas Torres
Figurinos: Maureen Miranda
Adereços: Blas Torres e Guga Cidral
Sonoplastia, Composição e Direção Musical: Karla Izidro
Elenco: Blas Torres, Fabiana Ferreira e Simão Cunha

19h - CAFÉ? (CIA EFÊMERA). Mostra Paralela.
Local: Teatro Guarany.

No monólogo, uma mulher toma um café atrás do outro, num acordar que só cessa uma vez por semana. Ela só descansa da sua espera e da sua fala aos sábados. O arquétipo feminnio da espera se desdobra numa fala ininterrpta de uma mulher que aguarda um grupo de amigos para tomar café, e enquanto eles não chegam, conversa com a plateia contando várias histórias de sua vida.

Texto: Manuela Ramalho
Atriz: Tatiana Lenna
Diretor: André de Araújo
Assistente de Direção: João Paulo Bienemann
Montagem de Palco: André de Araújo
Montagem/Operação de Iluminação: Ronaldo Dimer
Operação de Sonoplastia: Ronaldo Dimer
Cenário/Figurino: Ronaldo Dimer
Contrarregra: João Paulo Bienemann


21h - O CANTO DE GREGÓRIO (MAGILUTH). Mostra Adulto.
Local: SESC SANTOS.
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo.

O Canto de Gregório
Grupo Magiluth
Recife (PE)

O Canto de Gregório, do grupo Magiluth

Tudo leva a crer que estamos dentro da cabeça de Gregório. A cabeça de Gregório e seus labirintos. A cabeça é toda branca por dentro, como há de ser o Nada que Gregório vai triscando, com método, na curva dramática do personagem sobre si mesmo. Quer ser asséptico e cristalino esse homem que chega, com sua “dúvida sistemática”, às últimas conseqüências do seu delírio.
Esse homem é Gregório, a um só tempo individual e arquetípico, a sustentar no corpo hesitante “A Morte de Deus”. Seu pretenso filosofar não pode lhe salvar. Seu ideal de compaixão não passa de uma estratégia narcísica para a obtenção do paraíso. Coitado de Gregório. É, de certo modo, um dos últimos e mais atormentados mártires da razão iluminista. Site: www.grupomagiluth.com.br

Direção: Pedro Vilela
Dramaturgia: Paulo Santoro
Iluminação: Pedro Vilela
Elenco: Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres e Pedro Wagner
Direção de Arte: Guilherme Luigi, Cecília Pessoa e Renata Gamelo
Sonoplastia: Mohammed Thelma
Classificação Etária: 18 anos

23h - QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA BOM SUJEITO NÃO É. (TRIO SAMBA DE RODA). Com Rafaela Laranja e Convidados. Quintal da Pagu.
Local: Praça dos Andradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário